Transporte Doentes

Para além das emergências pré-hospitalares, accionadas através do Nº 112, o Corpo de Bombeiros de Macedo de Cavaleiros desenvolve um importante serviço à comunidade, ao assegurar o transporte de doentes,  não urgentes, para consultas, exames médicos, tratamentos e retornos hospitalares. Sempre que precise da nossa ajuda para estas situações, a sua colaboração é fundamental: Contacte os Bombeiros de Macedo de Cavaleiros com antecedência; Horário ideal para marcações: dias úteis, das 07:00 às 20:00 horas.

O Corpo de Bombeiros depara-se, diariamente, com situações que revelam que a população nem sempre está informada sobre como proceder, de forma a conseguir o meio dos Bombeiros mais adequado e mais rápido, para o tipo de situação que motiva o pedido de ajuda.

Nas situações de emergência, motivadas por acidente ou doença súbita, a vítima  se estiver em condições de o fazer, ou outra pessoa que a acompanha, deve ligar 112, para accionar os meios de socorro de emergência assegurados pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, em colaboração com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)

Para além das emergências pré-hospitalares, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros desenvolve um importante serviço à comunidade, ao assegurar o transporte de doentes, em situação estável e não urgente, para consultas, tratamentos, exames médicos e retornos hospitalares. Este Serviço de Transporte de Doentes, beneficia, em especial, uma faixa populacional de idade mais avançada que, pelas suas características, carece de transporte regular  e em ambulância adaptada às suas condições físicas para as unidades hospitalares da área, bem como para consultórios de especialidades médicas, centros de exames complementares de diagnóstico e clínicas de tratamentos prolongados de Fisioterapia, Radioterapia, Hemodiálise, etc.

O Serviço de Transporte de Doentes mobiliza um número importante de meios, humanos e materiais, deste Corpo de Bombeiros. Para conseguir dar resposta ao número de serviços requisitados, a Central Telefonica dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros requer um planeamento detalhado e atempado, que garanta a afectação dos meios mais adequados a cada serviço e a optimização possível dos mesmos.

Para uma melhor gestão diária dos meios afectos ao Serviço de Transporte de Doentes, a colaboração dos utentes é fundamental.

Ao requisitar um transporte em ambulância:

Marque o transporte com antecedência, contactando o operador de central de serviço no quartel, através do telefone nº 278428530, nos dias úteis, entre as 07:00 e as 20:00 horas preferêncialmente. Lembre-se de que, não se tratando de um transporte de urgência (motivado por doença súbita ou acidente), não se justifica requisitá-lo durante a noite ou de madrugada.

Para proceder à marcação do serviço, o operador de serviço vai precisar de saber os seguintes dados:

- o nome e morada do doente, bem como um nº de telefone para contacto;

- o dia do transporte;

- o destino;

- a hora a que o doente tem de estar no destino;

- se o doente viaja sentado, em maca ou em cadeira-de-rodas (e, se for o caso, se necessita de ser transportado de/ para andares superiores);

- se o doente leva um acompanhante;

- se o doente possui credencial/ requisição para transporte em ambulância ou se, pelo contrário, o serviço deve ser cobrado ao doente (neste caso, o requisitante deve informar o operador sobre a sua condição

de sócio da AHBVMC).

Após recepcionar os dados, o operador de central deve, de imediato ou através de contacto posterior, transmitir ao requisitante a informação precisa sobre a hora a que será efectuado o transporte.

Ao ser transportado pelos BVMC:

- Nunca se esqueça de colocar o cinto de segurança ou solicitar ao motorista ou tripulante que o coloque, caso este não o faça de imediato.

- Se o transporte estiver abrangido por um documento do seu Centro de Saúde (credencial ou requisição de transportes sucessivos em ambulância), deve o mesmo ser carimbado pela unidade de saúde para

onde foi transportado.

- Se o transporte for cobrado ao utente, o pagamento deve ser feito ao motorista, que emitirá o correspondente recibo de pagamento, sendo a factura respectiva processada por computador posteriormente, e

enviada ao utente.

Atenção:

Lembre-se de que os meios disponíveis são escassos como tal a sua colaboração é fundamental.

Se não necessitar dos meios de transporte requisitados, por desistência, não se esqueça de cancelar o seu pedido, avisando os Bombeiros com antecedência.

O seu IP é: 54.91.171.137 Esta a utilizar Unknown - Unknown 12-12-2017